sábado, 9 de fevereiro de 2008

The Matrix

Escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski

O thriller de ação mais comentado do ano de 1999. O filme traz questionamentos filosóficos mascarados pela busca incessante de um jovem para descobrir a resposta de uma pergunta. O que é a Matrix (Matrix)? Sucesso de bilheteria e de crítica, "The Matrix", além de ser um filme bem resolvido do roteiro a execução trouxe inovações tecnológicas para o mundo dos efeitos especiais. A tão comentada cena em que o protagonista se desvia de balas só foi possível após dois anos de estudo e graças a mais de 120 câmeras colocadas de forma circular ao objeto da cena. O resultado? Um recurso visto apenas com objetos criados em computação gráfica, um giro de 360 graus numa cena em movimento, o verdadeiro exercício da tridimensionalidade para a imagem não estática.

Tema

O tema de Matrix está relacionado a atual situação do homem nesse fim de século. Nós somos donos da nossa vida? Nós sabemos quem somos? Todos os personagens estão voltados para um objetivo, a conquista da liberdade, do livre arbítrio. Até o Agente Smith, quando interroga Morpheus, diz que quer os códigos de acesso ao Mainframe de Sião (única cidade humana que restou) para não ter mais de voltar para a Matrix, ou seja, ele também quer ser livre.

Ironia Dramática

A ironia dramática é bem utilizada em alguns momentos do filme. Quando os escritores revelam para o público a traição de Cipher, eles nos colocam numa posição privilegiada em relação aos personagens. No momento em que Cipher é o primeiro a sair da Matrix naquela cena de fuga da equipe nós criamos uma tensão pois sabemos que ele é o traidor e que os personagens não sabem. Logo depois Cipher ataca traiçoeiramente o personagem Tank.
Outro exemplo é que quando Trinity e Neo estão se preparando para sair da Matrix pelo telefone do metrô. A câmera revela apenas para o espectador que o mendigo presente na cena se transformou no Agente Smith. Neo e Trinity não vêem o Agente que dispara contra Trinity que escapa por pouco, um momento bem curto mais com boa intensidade dramática.


Elementos visuais

"Uma imagem vale mais do que mil palavras". As vezes isso é verdade. Em Matrix Morpheus diz a Neo e ao espectador que não se pode explicar o que é a Matrix, mas sim, que você tem de ver pelos seu próprios olhos. Como atingir a mesma carga dramática das cenas do cativeiro de humanos usando palavras em vez de uma imagem de um bebê preso em tubos e encharcado de líquidos provenientes de outros seres humanos?
Além dos recursos explicativos o filme trás elementos visuais sedutores e fantásticos. Para colocar a lista de efeitos especiais em evidencia é necessário apontar que eles entram de forma funcional, ou seja existem para dar subsídios para as cenas.
Uma observação engraçada. O filme fala o tempo todo de tecnologia e elege uma cor para coroar as cenas e ser a cor predominante durante todo o filme. Estou falando da cor verde. O verde está presente em praticamente todas as cenas e depois que esta constatação chega cria-se uma relação psicótica e engraçada: -" Ali, dois sacos de lixo bem verdes".A cena do tiroteio no prédio dos policiais é extremamente visual. O mundo fantástico e sem limites de Matrix não pode ser sentido pelo espectador através dos diálogos e sim através das imagens dos personagens andando pelas paredes ou dando saltos e golpes impossíveis para uma pessoa normal.


Cenas Dramáticas

O filme está recheado de cenas com forte carga dramática. Existem cenas bem definidas quanto aos objetivos específicos daquela cena assim como temos cenas voltadas para o objetivo principal. A cena inicial trata-se do objetivo de Trinity em fugir mas serve como apresentação do mundo do filme para o espectador.
Toda cena do filme acrescenta informações importantes para a trama, movimentando-a para frente ou para traz.
Uma cena marcante é sem dúvida o final. Quando pensamos que já esta tudo praticamente resolvido e que Neo é mesmo o escolhido os roteiristas dão um verdadeiro choque elétrico. Quando o Agente Smith descarrega o pente de sua pistola matando o protagonista todas as nossas dúvidas voltam em poucos segundos de ação. Os outros personagens desmoronam conosco vendo suas esperanças indo por água abaixo. Mas quando Trinity revela seu amor e sua confiança no protagonista uma chama de esperança se acende e torna-se mais intensa quando ele ressuscita dando a certeza que ele triunfou. E junto com ele todos os espectadores. Como é? Ele morre e ressuscita? E no final ainda sai voando? Mas como é possível?

Nenhum comentário: