Certa vez, ouvi dizer que o plágio é a maior e mais concreta forma de se elogiar. Segundo o Aurélio, plágio é ‘’ato ou efeito de plagiar’’, plagiar é ‘’assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem), imitar trabalho alheio”.
Enfim, o plágio consciente no ato da cópia do que se já foi feito, o simples ato de se copiar, fazer igual, ou pelo menos parecido com um número extremamente considerável, e sem condições de se tornar imperceptível de ‘’coincidências’’.
Não podemos ignorar o fato de que se determinado trabalho ou idéia, em determinado ponto de vista, é um reconhecimento do seu trabalho, nunca copiaríamos uma obra, idéia ou trabalho, que não fosse realmente bom. Isso não deixa de ser um elogio ao trabalho já feito. Mas partindo desse principio, será que a mente humana é tão limitada ao ponto de chegar um determinado tempo, que todas as idéias já foram exploradas? Idéia e criatividade é um poço sem fundo, uma problemática infinita, nunca irá “se acabar” as idéias, a criatividade humana é um dom, um dom divino, não só no meio publicitário. Em todas as situações, nós necessitamos do uso da criatividade, para resolver problemas simples do nosso cotidiano, até para variar ou inovar no tempero de uma comida.
Com os meios de comunicação atual, vivemos num mundo cada vez mais moderno, e integrado entre si, estamos conectados e tudo e a todos, em qualquer instante. A probabilidade de um plágio ser descoberto é cada vez maior, principalmente no meio da propaganda. Nos dias de hoje, seria até ingênuo, copiar determinado trabalho ou idéia, ficando com a leve sensação que não se será descoberto.
Na atualidade, tudo influencia tudo, toda idéia influencia outra, pode não haver uma influencia direta, mas certamente, desperta ou abre uma porta para o desenvolvimento de uma idéia. Por isso a dificuldade tão grande na descoberta ou identificação de um trabalho plagiado. Os critérios estão e devem ser cada vez mais criteriosos e rígidos no processo de identificação do plagio, as “coincidências” devem ser escancaradas ao extremo e visíveis numa rápida analise, e percepção.
Nunca devesse confundir o plágio com tendência. Grandes marcas, ou grandes idéias, sempre vão influenciar pensamentos posteriores, essa influência é considerada o nascimento de uma tendência. Então, considerando a diferença, entre o plagio, que é o ato de copiar, e entre a tendência, ato de influenciar, analisaremos dois exemplos. Primeiramente, demonstraremos uma amostra do que é uma tendência, a chamada naikerização das marcas, a influencia absurda na marca Nike no meio criativo.
A Nike é uma das maiores forças, em todos os sentidos, mundialmente falando, e detêm como grafismo, a chamada vírgula, um traço, com uma leve curva no inicio. Essa simples grafia criou para si, o sentido de modernidade, agilidade, influenciando a criação de marcas posteriores. Não tão difícil de encontrar, marcas de lojas de esporte, de revendedoras de automóveis, por exemplo, que detêm traços rápidos, que lembrem a mar da Nike, podendo até não ser em toda a constituição das marcas, mas em determinados detalhes, poderemos encontrar a influencia da marca da Nike.
Do quente ao frio, do raso ao fundo.
Há 11 anos
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