terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Case Clube do Samba

Toda estratégia bem sucedida, deveria ser compartilhada. Que não se pense como forma de entregar o segredo de bandeja, mas apresente como forma de case, de estudo e de demonstração que com uma boa análise de público, com simples diferenciais podemos conseguir efeitos no mínimo diferentes.

O Clube do Samba, como não poderia deixar de ser, começou como um brincadeira, um grupo de amigos, ex-integrantes de uma banda relativamente conhecida e bem relacionada em todo o estado, resolve se reunir para relembrar os bons tempos. Brincadeira, só se for no começo. Hoje o Clube é trabalho e quero compartilhar esse case.


Criação de Marca

Criação: John Dias

Criamos uma festa, exclusiva para convidados, o primeiro ponto. Aracaju é uma cidade que ainda vive nos tempos de coronelismo, da necessidade das pessoas de destacar sua aceitação em determinados grupos, principalmente se este indicar um alto grau de status. Observamos isso desde a exaltação do uso de marcas, de carros, relógios, como demonstrativo de poder, até a exaltação do, ‘’eu sou vip’’, ‘’eu tenho convite’’, ‘’eu fui convidado’’. Essa é a principal estratégia. Quer estimular o desejo das pessoas? selecione os grupos, espalhe que os convites acabaram, eleve sua marca, pois ela é exclusiva, crie a necessidade no público de mostrar que foram selecionados.

Essa exclusividade pode ser observada a partir da concepção da marca. Um brasão: “A idéia de um brasão com seus ornamentos e símbolos sempre nos lembra títulos de nobreza, castelos medievais, palácios, pompa ou tradição.” Atrelamos um conceito simples, o do samba, como sendo um estilo musical popular mas que hoje atinge todas as classes sociais com a idéia de grandeza, de majestade, de luxo, representado pelo brasão, com destaque para o ícone da coroa presente na assinatura da marca.

Comunicação Visual


Desenvolvemos a comunicação visual da festa focalizando num caráter irônico, sarcástico, que remetesse a sensualidade, nunca deixando de lado a exclusividade. A idéia de que o Clube é o melhor lugar do mundo e você deve se sentir bem por poder estar nele, fico obvia, fica clara.





Redação: Valtércio Paixão e Álvaro
Direção de Arte: Igor Freitas

Estratégia de propagação de marca

Isopor de latinha e adesivos e carro são distribuidos em toda edição do clube. Isso cria uma fidelização dos frequentadores da festa. O isopor é usado em outros eventos, ele acaba sendo preservado e propagando a marca. Hoje, cerca de 150 veículos circulam na cidade de Aracaju com o adesivo do Clube do Samba, como sempre, identificando um grupo, e fazendo com que as pessoas sintam isso. Isso fideliza nossa marca, agrega valor ao conceito de alto padrão adotado pelo evento.

Campanhas

As mídias adotadas pelas campanhas de cada edição são simples e direcionadas: Orkut e MSN. Criamos um avatar, que é espalhado e como um viral, acaba se propagando por esses meios. Por quê? Como a festa é exclusiva para convidados, quem é ‘’vip’’ quer mostrar que é. Assim, tanto Orkut quanto MSN acaba sendo tomado pela imagenzinha referente à campanha.




Toda a campanha é restritamente conceitual, não estamos vendendo a festa, estamos vendendo um conceito. Por isso nada de divulgar local, horário, atrações, nada disso importa, o importante é que você faz parte desse seleto grupo.



Redação: Erick Mendonça
Direção de Arte: Igor Freitas e Alex Souza


O resultado


21/1/2009 16:30
Clube de Verão

Os amigos da banda Gatchenhos do Samba já tem uma baladinha certa para o próximo dia 30. É que a trupe vai promover o Clube de Verão, na Atalaia Nova, com direito a muito samba, gente bonita e cerveja gelada. Mas tem um porém: só pra convidados, por isso se você é um dos vips não perca.
(fonte:
http://www.cinform.com.br/olhovivo/noticias.asp?pagina=43)


30/1/2009 12:12
Sambinha

Hoje, 31, rola o Clube do Samba lá na Atalaia Nova. Só pra vips a baladinha promete bombar com a banda Gatchenhos do Samba, gente bonita e cerveja geleada. Vai perder?
(fonte:
http://www.cinform.com.br/olhovivo/noticias.asp?pagina=34)


1/2/2009 13:09
Clube do Samba


O Clube do Samba na última sexta, 30, bombou. Lotado de gente bonita e alto astral, a banda Gatchenhos do Samba agitou todos os presentes e a dupla sertaneja Luis Fernando & Manuel embalou os casais.
(fonte:
http://www.cinform.com.br/olhovivo/noticias.asp?pagina=32)

CONFRARIA
E por falar em festa, o amigo Bruno Oliveira, criativo publicitário do staff da agência Base, organizou um movimento com um grupo de amigos para se reunirem periodicamente com o objetivo de ouvir uma boa música e beberem juntos. Trata-se do Clube do Samba, um encontro só para convidados. A última edição do encontro foi batizada de Clube de Verão... e bombou de gente bonita! Como diz o meu amigo Hudson Mauad: Para poucos e bons!
(fonte: http://www.meiodarua.com.br/ler.asp?id=136&titulo=noticias)

Um comentário:

Drika Almeida disse...

"Aracaju é uma cidade que ainda vive nos tempos de coronelismo, da necessidade das pessoas de destacar sua aceitação em determinados grupos". Acho isso um fato ridículo, mas infelizmente vc está certo e mais... Tenho q concordar que essa idéia foi ótima! Viver de marcas, status.. não faz parte do meu mundo. P mim a vida é mto mais do q pqnos detalhes. Maaass.. tnho amigos q morreriam por um pouco de #glamour!!rs.. A prova disso é q stou aki fuçando seu blog p saber mais sobre esse club tão badalado.Isso tudo pq ontm dois amigos meus m encheram o saco dzendo q tinham sido convidados p o club do samba..rs. Caramba, lendo tudo o q vc escreveu e comparando com o comportamento deles ontm, ao falarem q haviam sido convidados, vi o qnto c tm visão... Adorei a manipulação! Boa sorte querido e esse é o caminho!! tah bombando.. Vou ficando por aki. bjks (Driika almeiida)